DEIXE O ÚTERO CONDUZIR SEU RITMO!
Por muito tempo defendi o feminino com as forças do masculino, queria ser independente, mais forte fisicamente, estudava e trabalhava sem respeitar as fases do meu ciclo, só parava quando a cólica menstrual interrompia minhas atividades, ficava o dia inteiro deitada com uma dor tão forte que provocava vômitos frequentes, além de uma baita frustração e culpa por não ser produtiva naquele dia. Passei vários anos com este desconforto mensal se repetindo.
Sempre tive raiva das desigualdades entre homens e mulheres, raiva da falta de respeito, raiva da imposição da voz masculina com agressividade e violência, raiva por ter que provar meu valor e competência constantemente, raiva por precisar calar meu choro ao ouvir que era frescura.
Mas não percebia que não valorizava minha natureza ao bater de frente com estas injustiças querendo me mostrar tão capaz quanto os homens anulando o que consideravam fraqueza.
Conforme fui entrando em contato com minhas dores pude perceber o quanto eu me machucava e enrijecia apagando quem eu era para me adequar ao que era exigido de mim.
Apenas quando comecei a respeitar meu feminino, liberando raivas, perdoando, me alimentando e fazendo uso dos chás de acordo com a medicina tradicional chinesa, que as cólicas deixaram de existir como antes.
Além disso, a vida me conduziu a tratar mulheres, cuidar de suas dores físicas e emocionais através da acupuntura, cuidar delas também faz com que eu cuide de mim. Escuto suas histórias, seus desafios, seus medos que se entrelaçam com os meus.
Ainda há muito caminho pela frente para criarmos uma sociedade que de fato respeite e valorize o feminino, as emoções, a intuição, nossa natureza cíclica e nossas fases...
Então, comecemos por nós mesmas, compreendendo nosso ciclo, aceitando nosso choro, ouvindo nossa intuição, mantendo o contato com a natureza.
Respeitar nossa natureza cíclica proporciona mais saúde para nossos corpos e não desgasta nossa energia.
Durante a menstruação diminua o ritmo, descanse da forma que for possível, na fase pós-menstrual e ovulatória temos mais força física e nossa comunicação está melhor, agende reuniões, apresentações ou algo que exija maior desempenho, na fase pré-menstrual escute as emoções que afloram e analise com carinho o que está gritando dentro de você.
Respeite a alimentação e os chás adequados para cada fase, isso ajuda na conexão com o ciclo e na saúde feminina.
Deixe o útero conduzir seu ritmo, isso que estou aprendendo e ensinando a cada dia...