CICLO MENSTRUAL CURTO: COMO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PODE AJUDAR

CICLO MENSTRUAL CURTO: COMO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PODE AJUDAR

Tanto nas consultas on-line quanto no consultório, recebo pacientes que se queixam de ciclo menstrual curto, ou seja, que menstruam com intervalo igual ou inferior a 21 dias.

Esse ciclo curto pode estar relacionado a uma fase pós-menstrual curta. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, isso ocorre devido à deficiência da energia yin, que propicia um calor interno, ou ao calor que consome a energia yin, fazendo com que a ovulação ocorra antes do décimo dia do ciclo.

Fisiologicamente, quando a ovulação ocorre muito cedo, é possível que os folículos tenham muitos receptores de FSH e cresçam rapidamente, ou que haja uma produção excessiva de FSH pela hipófise, que também acelera o crescimento dos folículos.

Outra possibilidade para a ovulação ocorrer muito cedo é a liberação do óvulo proveniente de um folículo que se desenvolveu no ciclo anterior. Todas essas situações comprometem a boa qualidade dos óvulos e, consequentemente, a fertilidade.

Caso você tenha um ciclo curto, observe sua alimentação e evite alimentos que provocam mais calor e debilitam a energia yin, como alimentos muito picantes, cafeína e alimentos ultraprocessados.

Inclua na sua alimentação gergelim preto, feijões, lentilha, algas, amora, mirtilo, uva e chá de melissa antes de dormir. Além disso, desacelere, mulher. Respeite o descanso e a pausa; recarregue-se na natureza e vá dormir no máximo às 22h.

Sei o quanto é difícil mudar o ritmo; também tenho que me observar para diminuir a carga de trabalho, mas é possível!

Durante as consultas on-line, analiso seu caso para compreender sua individualidade e orientar quanto ao uso de fórmula magistral chinesa, chás, alimentos, florais e óleos essenciais. Todos esses cuidados auxiliam no equilíbrio do seu ciclo e na melhora da qualidade da sua vida!